domingo, 23 de setembro de 2012

A leitura em diferentes suportes

Venho pensando há tempos na questão da formação de leitores. O governo federal compra anualmente milhões de livros (didáticos, paradidáticos, de literatura) e os distribui em escolas e bibliotecas. Seria natural acreditarmos que os leitores se multiplicam e que as pessoas leem muito no Brasil. Não é o que acontece. As pesquisas mostram que na prática não estamos conseguindo formar leitores. Há um número assustador de analfabetos funcionais e pessoas que leem trechos de livros, mas não um livro inteiro.
A escola ainda é o espaço em que a leitura acontece, muitas vezes por obrigação.
Como editora, fico apreensiva com esse cenário.
Como escritora, sinto-me desafiada.
O que posso fazer para conquistar, seduzir, formar leitores?
O projeto PALAVRANIMADA surgiu dessas indagações.
Estava na hora de eu me sacudir e botar a cabeça pra funcionar.
Adoro cheiro de livro recém-saído da gráfica. Adoro folhear um livro. Mas vi que estava ficando para trás. Percebi que deveria ampliar os horizontes e ir além do suporte papel.
O resultado está aqui. Comecei com animações bem simples, e continuo estudando e praticando.
Agora estou ingressando nos videocontos, nos quais coloco os microcontos que venho escrevendo há anos.
Penso que os vídeos não devem ultrapassar 2 minutos, pelo menos por enquanto.
Esse projeto ainda vai crescer, se ampliar, ultrapassar fronteiras. E eu vou junto com ele. Aliás, vamos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário